Ir para o conteúdo
  • ABFintechs
  • Eventos & Cursos
  • Categorias
    • Regulação
    • Inovação
  • Junte-se a nós
Menu
  • ABFintechs
  • Eventos & Cursos
  • Categorias
    • Regulação
    • Inovação
  • Junte-se a nós
ver todos

Oportunidade para as empresas com o Pix automático

  • julho 13, 2023
  • ABFintechs
  • julho 13, 2023

Trazendo comodidade e praticidade para as pessoas, o Pix — sistemas de pagamentos instantâneos do Brasil — também promete novidades que vão facilitar a vida das empresas. 

Isso porque o Banco Central, responsável pelo sistema de pagamentos do Brasil, irá lançar o Pix Automático, funcionalidade que irá permitir a opção de pagamento para as despesas recorrentes, podendo ser utilizada por empresas de qualquer segmento que necessitem de pagamentos periódicos.

Segundo o Banco Central, que anunciou recentemente a novidade, o recurso será semelhante aos de outros pagamentos, porém mais acessível para os consumidores e também para as empresas. 

Isso porque, no caso do débito automático, é necessário um convênio bilateral com diversas instituições financeiras, aumentando a burocracia e complexidade no processo.

+ Gestão patrimonial: saiba como fazer!

Dessa maneira, o BC espera que ocorra uma democratização dos pagamentos automáticos, já que muitas pessoas que movimentam suas transações em contas virtuais — aspecto que eleva ainda mais a necessidade de um recurso facilitador, permitindo que o serviço seja prestado por fintechs, por exemplo.

Gratuito para o consumidor e com possibilidade de ser tarifado no recebimento pelas empresas, o Pix Automático tem previsão de ser lançado em abril de 2024. 

Após o lançamento, o usuário pagador terá à sua disposição uma série de recursos e funcionalidades para gerir os pagamentos recorrentes, como estabelecer um limite máximo do valor da parcela e outras praticidades.

+ O impacto social da acessibilidade financeira

A ideia é que o Pix Automático possa ser utilizado em diversos modelos de negócios, sejam digitais ou estabelecimentos físicos, como companhias de serviços públicos (telefonia, energia, água, etc.), escolas, academias, serviços de streamings, condomínios, entre outros.

A chegada do Pix Automático consolida a popularização e crescimento do sistema de pagamentos brasileiro, já que, desde junho de 2021 até maio deste ano, as transações de Pix cresceram 333,8%, de acordo com dados do Banco Central. 

Ainda segundo o BC, o Pix já ultrapassou o cartão de crédito, débito, boleto e outros meios de pagamento no primeiro trimestre de 2022, contabilizando o total de transações realizadas.

Assim, o Pix Automático promete trazer mais competitividade ao setor e também maior democratização dos pagamentos eletrônicos, considerando que o débito automático, por conta de sua complexidade operacional, acaba sendo restringido a grandes empresas, enquanto os pagamentos recorrentes no cartão de crédito não são acessíveis a grande parte da população.

+ Cibersegurança e sua importância para as fintechs

Como vai funcionar o Pix Automático

Depois de lançado, o Pix Automático poderá ser adotado por duas formas pelo consumidor: a primeira será por meio da assinatura de um contrato com o prestador de serviço, na qual o cliente irá confirmar sua opção de pagamento via Pix; já a segunda será feita por meio de um QR Code ou Pix Copa e Cola, mecanismos já utilizados com frequência pelos consumidores.

As regras para a utilização do Pix Automático deverão ser publicadas em setembro deste ano, enquanto o desenvolvimento dos sistemas acontecerá entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024. Após a realização de testes em março de 2024, o BC espera lançar oficialmente o Pix Automático em abril, caso o cronograma seja cumprido com sucesso.

+ Real digital: o que é e como funciona?

Associe-se na ABFintechs e desenvolva sua empresa!

Com o propósito de garantir que cada vez mais fintechs se tornem um negócio sustentável no país, a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs) foi fundada em 2016 e atua para representar e atender as demandas das mais de 620 fintechs associadas, junto aos órgãos governamentais e reguladores.

Além disso, a ABFintechs tem como principais pilares: a geração de negócios para as empresas associadas; aproximação e diálogo com órgãos reguladores e governamentais; e promoção de impacto social positivo na sociedade brasileira.

+ Como gerar negócios: veja cinco dicas fundamentais

Nossos associados podem usufruir de inúmeros benefícios, como preços especiais e participação em eventos da associação, atuação ativa no maior ecossistema de fintechs do Brasil e comunicação rápida sobre novas regras e mudanças no mercado financeiro, além de parcerias comerciais com grandes empresas de tecnologia, serviços e mais.

Não deixe para depois: faça parte da ABFintechs e ajude a transformar o setor financeiro do Brasil — acesse nosso site clicando aqui e confira como se tornar um associado(a).

Anterior
Próximo
CATEGORIAS
  • Inovação (24)
  • Negócios (21)
  • Regulação (6)

Cooperativismo 4.0: Como a Inteligência Artificial Redefinirá o Setor no Brasil

6 de outubro de 2025

Agenda evolutiva do PIX – Como as fintechs devem se preparar

3 de abril de 2025

Protegendo Transações: O papel fundamental da IA na detecção de fraudes

3 de outubro de 2024

A Importância das Comissões da ABFintechs no Ecossistema de Inovação Financeira

5 de agosto de 2024

Open Finance no Brasil e na América Latina

17 de maio de 2024

Minha Fintech precisa de um DPO?

27 de março de 2024

Copyright (c) 2023 – ABFintechs

Facebook Instagram Linkedin Youtube
Scroll to Top