Um dos aspectos mais importantes para uma administração sólida e eficaz de uma fintech é descobrir como gerar negócios e alcançar o crescimento desejado em um mercado cada vez mais concorrido. Oferecendo produtos inovadores e tecnológicos, as fintechs chegaram ao mercado para solucionar demandas muitas vezes não atendidas pelas instituições e bancos tradicionais.
Possibilidade de obter melhores tarifas, serviços diferenciados, facilidade no acesso a crédito, diminuição da burocracia, agilidade na contratação, segurança para os usuários, experiência personalizada e custos operacionais reduzidos são apenas alguns exemplos das inúmeras vantagens que as fintechs vêm oferecendo ao público.
Sendo assim, podemos concluir que as oportunidades de geração de negócios para as fintechs são incontáveis e bastante atrativas — porém, é preciso trabalhar de forma estratégica e planejada para alcançar os resultados que sua empresa tanto deseja. Veja a seguir cinco dicas primordiais de como gerar negócios para fintechs:
Identificar oportunidades de mercado
Antes de mais nada, para descobrir como gerar negócios positivos é preciso identificar e analisar as inúmeras oportunidades de mercado que existem no setor, que vive uma constante transformação com novas ferramentas e conceitos sendo apresentados todos os dias.
Pesquisas de mercado, análise de dados e observação das tendências do setor são algumas maneiras de conseguir identificar corretamente as oportunidades para fintechs e conseguir transformá-las em novos negócios.
Desenvolver soluções inovadoras
Como dito anteriormente, a base de toda fintech é a inovação. Para se destacar no segmento, é preciso desenvolver e oferecer ao público soluções inovadoras e diferenciadas, que podem incluir a criação de novas tecnologias, serviços personalizados ou até mesmo plataformas de negociação únicas, entre outros recursos financeiros digitais.
Estabelecer parcerias, inclusive internacionais
Parcerias entre fintechs e outras empresas – incluindo organizações de outros países – quando realizadas de forma estratégica, também podem ajudar a gerar novos negócios, já que permitem que as fintechs alcancem outros públicos em mercados pouco convencionais.
Fintechs que promovem parcerias com o varejo, empresas de serviços e até mesmo com bancos e instituições financeiras garantem ótimos resultados e enorme possibilidade de ampliar seus negócios, além de diversificar seu campo de atuação.
Investir em marketing
Outra dica importante de como gerar negócios para fintechs é investir em um plano de marketing bem estruturado e de qualidade, oferecendo conteúdo especializado e segmentado de acordo com seu público. Afinal, assim como o próprio setor em si, o marketing para fintechs exige novos recursos e experiências inovadoras para alcançar o sucesso nas estratégias.
Unindo análise e coleta de dados, campanhas de alta performance e integração de ferramentas, entre outros recursos, as fintechs garantem uma comunicação efetiva com um público cada vez mais exigente, assegurando leads qualificados e aumentando a autoridade da empresa em seu segmento de atuação.
Essa prática também garante que a empresa conheça melhor seus clientes, criando um vínculo de fidelização e viralizando suas boas práticas, serviços e produtos perante o público.
Fornecer um atendimento de excelência
Em constante transformação, principalmente por conta do avanço tecnológico, o marketing vive um período onde o principal foco é a experiência dos clientes, conceito que define o chamado marketing 5.0 — a era na qual vivemos atualmente.
Entre outros aspectos, um dos principais fatores para oferecer uma experiência diferenciada e positiva para os clientes é o atendimento, considerado o pilar para a satisfação do cliente.
Além de oferecer suporte imediato, ágil e eficiente para sanar dúvidas e resolver eventuais problemas, as fintechs também podem oferecer soluções personalizadas de acordo com as necessidades individuais de cada cliente, garantindo a excelência no atendimento.
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Com o propósito de garantir que cada vez mais fintechs se tornem um negócio sustentável no país, a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs) foi fundada em 2016 e atua para representar e atender as demandas das mais de 620 fintechs associadas, junto aos órgãos governamentais e reguladores.
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