Ir para o conteúdo
  • ABFintechs
  • Eventos & Cursos
  • Categorias
    • Regulação
    • Inovação
  • Junte-se a nós
Menu
  • ABFintechs
  • Eventos & Cursos
  • Categorias
    • Regulação
    • Inovação
  • Junte-se a nós
ver todos

O que é UX: User Experience

  • maio 24, 2023
  • ABFintechs
  • maio 24, 2023

Um dos termos mais utilizados no mundo do marketing atual, a UX (User Experience) se tornou um conceito primordial para o sucesso de empresas e, consequentemente, seus produtos e serviços oferecidos ao público. Confira neste artigo da ABFintechs o que é UX, sua importância e como avaliar o nível de experiência do usuário no seu negócio. Veja mais:

O que é UX

Como dito anteriormente, a sigla UX tem como significado User Experience, ou experiência do usuário, na tradução para o português. De maneira resumida, UX é a forma na qual as pessoas interagem com um produto ou serviço, seja no ambiente online ou em lojas físicas.

O conceito engloba desde as relações com os canais de atendimento da empresa, a navegação no site, recebimento do produto e até mesmo o acionamento do pós-venda. Vale lembrar que toda empresa oferece uma determinada UX para seus usuários, mas nem sempre ela é planejada para ser relevante.

Por isso, a importância do planejamento da UX para as empresas é trabalhar para que os clientes se sintam bem ao interagir com os produtos e serviços, um fator que será decisivo para a fidelização e outros aspectos positivos para o crescimento do negócio e satisfação do público.

+ Fique por dentro da nova regra para investimentos em startups

Importância da UX

Imagine um cliente que se depara com um site sem informações suficientes, um processo de compra burocrático e atendimento ineficaz: a UX desse usuário irá fazer com que ele se afaste da empresa, muitas vezes desistindo da compra e não retornando para uma próxima visita ou aquisição.

Agora, quando o usuário encontra um site desburocratizado, com fácil navegação e personalizado com suas últimas pesquisas e preferências, além de um atendimento humanizado e ágil, ele terá uma UX muito mais satisfatória.

De acordo com Don Norman, cofundador do Nielsen Norman Group e apontado como o inventor do termo User Experience nos anos 90, a UX engloba todas as interações do usuário com a empresa, incluindo produtos, serviços e processos.

Isso inclui aspectos como: os sentimentos e emoções provocados nos usuários, já que a experiência nada mais é do que uma vivência pessoal; a representatividade na jornada do usuário; e a evolução da UX ao longo do tempo, já que ela deve ser relevante para ficar registrada positivamente na memória do cliente.

Dessa maneira, a UX tem como principal objetivo colocar o usuário e o cliente no centro das ações da empresa, promovendo uma experiência relevante, intuitiva, agradável e capaz de fidelizar o público de forma efetiva.

+ Real digital: o que é e como funciona?

Como avaliar a UX da sua empresa

Uma boa forma de avaliar a UX da sua empresa é considerar se o produto, processo ou site atendem a uma ou mais necessidades do usuário, sendo fácil de utilizar e livre de processos ou barreiras que dificultem a navegação. 

Além disso, deve-se considerar os aspectos de confiabilidade e acessibilidade, facilitando a arquitetura das informações internas.

Pontos como carregamento rápido, escaneabilidade de conteúdo, visual atrativo e responsividade também são fundamentais para uma UX positiva, que também está diretamente ligada ao sucesso de outras estratégias como SEO e jornada de compra.

O poder da experiência financeira do cliente

Para discorrer sobre o assunto, a ABFintchs realizará no próximo dia 6 de junho, um evento que contará com a presença de especialistas renomados, que compartilharão insights valiosos sobre como as fintechs estão revolucionando a acessibilidade na experiência dos usuários e como o design e a interatividade podem transformar a relação empresa e cliente.

Saiba mais.

+ Mercado financeiro e as 5 principais tendências para 2023

Venha fazer parte da ABFintechs

Fundada em 2016, a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs) busca atender e representar as demandas de mais de 620 fintechs associadas junto aos órgãos governamentais e reguladores, atuando em questões regulatórias importantes para o mercado financeiro e de inovação no Brasil.

Se tornar um associado(a) da ABFintechs garante diversos benefícios para o desenvolvimento da sua empresa, tais como: preços especiais e possibilidade de participar em eventos promovidos pela associação, atuação ativa no maior ecossistema de fintechs do Brasil e comunicação rápida sobre novas regras e mudanças no mercado financeiro.

+ O impacto do consumidor digital nas instituições financeiras

A ABFintechs também oferece diversas parcerias comerciais com grandes empresas de tecnologia, serviços e outros segmentos, garantindo benefícios exclusivos como descontos, treinamentos, cursos, dados, softwares e muito mais para o seu negócio.

Associe-se na ABFintechs e faça parte da maior transformação digital do mercado financeiro — acesse nosso site neste link e se torne um associado hoje mesmo.

Anterior
Próximo
CATEGORIAS
  • Inovação (24)
  • Negócios (21)
  • Regulação (6)

Cooperativismo 4.0: Como a Inteligência Artificial Redefinirá o Setor no Brasil

6 de outubro de 2025

Agenda evolutiva do PIX – Como as fintechs devem se preparar

3 de abril de 2025

Protegendo Transações: O papel fundamental da IA na detecção de fraudes

3 de outubro de 2024

A Importância das Comissões da ABFintechs no Ecossistema de Inovação Financeira

5 de agosto de 2024

Open Finance no Brasil e na América Latina

17 de maio de 2024

Minha Fintech precisa de um DPO?

27 de março de 2024

Copyright (c) 2023 – ABFintechs

Facebook Instagram Linkedin Youtube
Scroll to Top