Um dos termos mais utilizados no mundo do marketing atual, a UX (User Experience) se tornou um conceito primordial para o sucesso de empresas e, consequentemente, seus produtos e serviços oferecidos ao público. Confira neste artigo da ABFintechs o que é UX, sua importância e como avaliar o nível de experiência do usuário no seu negócio. Veja mais:
O que é UX
Como dito anteriormente, a sigla UX tem como significado User Experience, ou experiência do usuário, na tradução para o português. De maneira resumida, UX é a forma na qual as pessoas interagem com um produto ou serviço, seja no ambiente online ou em lojas físicas.
O conceito engloba desde as relações com os canais de atendimento da empresa, a navegação no site, recebimento do produto e até mesmo o acionamento do pós-venda. Vale lembrar que toda empresa oferece uma determinada UX para seus usuários, mas nem sempre ela é planejada para ser relevante.
Por isso, a importância do planejamento da UX para as empresas é trabalhar para que os clientes se sintam bem ao interagir com os produtos e serviços, um fator que será decisivo para a fidelização e outros aspectos positivos para o crescimento do negócio e satisfação do público.
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Importância da UX
Imagine um cliente que se depara com um site sem informações suficientes, um processo de compra burocrático e atendimento ineficaz: a UX desse usuário irá fazer com que ele se afaste da empresa, muitas vezes desistindo da compra e não retornando para uma próxima visita ou aquisição.
Agora, quando o usuário encontra um site desburocratizado, com fácil navegação e personalizado com suas últimas pesquisas e preferências, além de um atendimento humanizado e ágil, ele terá uma UX muito mais satisfatória.
De acordo com Don Norman, cofundador do Nielsen Norman Group e apontado como o inventor do termo User Experience nos anos 90, a UX engloba todas as interações do usuário com a empresa, incluindo produtos, serviços e processos.
Isso inclui aspectos como: os sentimentos e emoções provocados nos usuários, já que a experiência nada mais é do que uma vivência pessoal; a representatividade na jornada do usuário; e a evolução da UX ao longo do tempo, já que ela deve ser relevante para ficar registrada positivamente na memória do cliente.
Dessa maneira, a UX tem como principal objetivo colocar o usuário e o cliente no centro das ações da empresa, promovendo uma experiência relevante, intuitiva, agradável e capaz de fidelizar o público de forma efetiva.
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Como avaliar a UX da sua empresa
Uma boa forma de avaliar a UX da sua empresa é considerar se o produto, processo ou site atendem a uma ou mais necessidades do usuário, sendo fácil de utilizar e livre de processos ou barreiras que dificultem a navegação.
Além disso, deve-se considerar os aspectos de confiabilidade e acessibilidade, facilitando a arquitetura das informações internas.
Pontos como carregamento rápido, escaneabilidade de conteúdo, visual atrativo e responsividade também são fundamentais para uma UX positiva, que também está diretamente ligada ao sucesso de outras estratégias como SEO e jornada de compra.
O poder da experiência financeira do cliente
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