Nos últimos anos, assistimos a uma revolução no mercado financeiro, impulsionada pelo avanço da Inteligência Artificial, pelo uso intensivo de dados e pela automação de processos. Esse movimento se acelerou com a ascensão dos bancos digitais, a massificação do Open Finance e a demanda crescente dos consumidores por serviços mais personalizados, transparentes e, acima de tudo, sem custos exorbitantes.
É nesse contexto que as cooperativas de crédito emergem com um diferencial: o forte senso de pertencimento e a fidelidade de seus cooperados, que as colocam em uma posição estratégica única para liderar a próxima fase do setor.
Diferentemente das instituições financeiras tradicionais, as cooperativas de crédito partem de uma relação construída sobre confiança, proximidade e relevância real para a vida de seus cooperados. Esse vínculo, que vai além de uma simples relação cliente-instituição, cria um terreno fértil para aprofundar a oferta de serviços, ampliar o uso de canais digitais e conquistar a principalidade.
Segundo o Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2025, o país atingiu a marca histórica de 25,8 milhões de cooperados em 2024, e atualmente, as cooperativas de crédito concentram o maior número de cooperados, se consolidando como um dos principais motores de inclusão econômica e desenvolvimento regional no país. Das 689 cooperativas de crédito registradas, juntas, elas somaram R$ 514,7 bilhões em operações de crédito e alcançaram R$ 885,3 bilhões em ativos totais em 2024, um crescimento expressivo de 21,1% em relação ao ano anterior.
Ao aprimorar e inovar em seus processos, as cooperativas de crédito não apenas otimizam a oferta de serviços, mas também ampliam de forma consistente seu potencial de crescimento. Nesse cenário, a oportunidade está em potencializar essa base por meio de canais digitais modernos e estrategicamente desenhados.
O primeiro pilar dessa transformação diz respeito ao aprimoramento da experiência digital e da jornada do cooperado. Um onboarding sem fricção, estruturado a partir de perguntas mais específicas e direcionadas, vai além da abertura de conta, pois permite mapear necessidades desde o primeiro contato e criar bases sólidas para ofertas futuras mais assertivas.
O segundo pilar considera o uso estratégico do sistema Open Finance. Com o consentimento do cooperado, o acesso integral a dados financeiros passa a ampliar significativamente a capacidade de personalização de ofertas e serviços. A partir da compreensão aprofundada do perfil de consumo, como viagens, mobilidade ou cuidados com animais de estimação, bem como de padrões de despesas, investimentos e necessidades de capital, torna-se possível estruturar ofertas muito mais aderentes à realidade de cada cooperado.
Por fim, o terceiro pilar reconhece a diversificação de serviços como uma das principais alavancas para o futuro das cooperativas, ancorada nos princípios da colaboração coletiva e do apoio mútuo às necessidades dos cooperados. Mais do que acompanhar a transformação do setor financeiro, essas instituições têm a oportunidade de evoluir para verdadeiros ecossistemas, capazes de integrar soluções financeiras digitais à vida real de pessoas e empresas cooperadas. Mais do que fidelizar, elas conquistam a tão almejada principalidade.
Ao potencializar estes diferenciais com o uso inteligente de dados e uma visão estratégica orientada à geração de valor de longo prazo, as cooperativas de crédito fortalecem a principalidade, sua competitividade de mercado, ampliam a recorrência e se consolidam como um modelo sustentável, gerando impacto econômico e social duradouro nas comunidades onde atuam.
Contar com um parceiro de tecnologia, capaz de traduzir dados em inteligência acionável, acelerar a digitalização de processos, garantir segurança e conformidade regulatória e sustentar a inovação contínua que o setor exige, prepara as cooperativas de crédito para um futuro cada vez mais competitivo, regulado e orientado à experiência do cooperado.
Sobre a Veritran
Somos uma empresa global de tecnologia dedicada a simplificar as experiências bancárias. Por meio de nossas soluções de negócios, inspiramos as instituições financeiras a elevar sua digitalização para o próximo nível. Temos orgulho de ser o parceiro estratégico essencial de clientes renomados na América Latina, América do Norte e Europa, fazendo com que o futuro digital dos bancos se torne realidade. Criamos produtos inovadores com foco no cliente final, permitindo que mais de 50 milhões de pessoas façam a autogestão de suas finanças. Para mais informações, visite www.veritran.com
Pronto para impulsionar sua fintech? Seja um associado(a) da ABFintechs!
Criada em 2016, a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs) busca atender e representar as demandas de cerca de 800 fintechs associadas junto aos órgãos governamentais e reguladores, atuando em questões regulatórias importantes para o mercado financeiro e de inovação no Brasil.
Se tornar um associado(a) da ABFintechs proporciona inúmeros benefícios para o desenvolvimento da sua empresa, tais como: preços especiais e possibilidade de participar em eventos promovidos pela associação, atuação ativa no maior ecossistema de fintechs do Brasil e comunicação rápida sobre novas regras e mudanças no mercado financeiro.
Confira mais sobre a ABFintechs e participe da transformação digital do mercado financeiro — acesse nosso site neste link e saiba mais.